sábado, 12 de julho de 2008

Fast-food

(clic na imagem)
Fast-food ("comida rápida" em inglês ) é o nome genérico dado ao consumo de refeiçõess que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo. São comercializados desta maneira os sanduíchess, pizzas e pastéis (no Brasil), entre outros. Aplica-se comumente à comida vendida em lojas pertencentes às grandes redes de alimentação. O mesmo alimento, que por vezes é vendido como refeição rápida, pode também ser consumido em restaurantes. O fast-food virou sinônimo de um estilo de vida estressante que vem sendo criticado desde o final do século XX. O principal movimento organizado de contraposição é chamado de slow food ("comida lenta"), e teve sua origem na Itália, no ano de 1986. Alimentos servidos nas ruas, por vendedores ambulantes, conhecida também como street food ("comida de rua") é uma prática que remonta à Antiguidade e tem presença em praticamente todas as regiões do mundo moderno e que pode ser considerada uma forma de fast-food.Em primeiro momento, a história das redes de alimentação rápida (fast-food) no Brasil talvez tenha iniciado no Rio de Janeiro, quando na década de 1950 o americano Robert Falkenburg, ex-campeão de tênis no torneio de Wimbledon (1948 e 1949), abriu a Falkenburg Sorvetes Ltda., que vendia exclusivamente sorvete de baunilha, com máquinas e receitas trazidas dos Estados Unidos. Nessa época, quando o jovem empreendedor acreditou na possibilidade de fazer sucesso no então Distrito Federal não existia o conceito de fast-food por aqui. Em 1952, abriu as portas da primeira loja Bob's, na Rua Domingos Ferreira, em Copacabana, lançando no Brasil o cachorro-quente (hot-dog), o hambúrguer, o milk-shake e o sundae.A primeira investida estrangeira de sucesso veio somente em 1979, com a abertura da primeira loja do McDonald's no Brasil. Para se entender a proporção do crescimento do mercado desde então, a rede americana sozinha (em dados de 2005) emprega cerca de 34.000 funcionários e possui em operação 1.146 pontos de venda sendo 544 restaurantes, 602 quiosques e 49 unidades de McCafé. No mundo inteiro, o Brasil atualmente é o 8o. maior mercado da empresa.Desde então, o mercado que ainda nos dias atuais se mantém fragmentado, viu uma quantidade de redes se instalar e buscar espaço regionalmente, mas algumas poucas marcas se estabeleceram nacionalmente: Pizza Hut (americana), Subway(americana), McDonald's (americana), Habib's (brasileira, origem SP, ver História do Habib's), Giraffas (brasileira, origem DF), Bob's (americana e brasileira, origem RJ) e Spoletto (brasileira, origem RJ). Como concorrentes diretos, o Habib’s e o Giraffa’s se juntam ao Bob’s e McDonald’s para comporem os quatro maiores grupos atuantes no mercado nacional, em número de pontos de venda e faturamento.


Fonte: Wikipédia


Os chamados fast-foods são alimentos de máquinas de venda, restaurantes self-service , lojas de conveniência e restaurantes de franquia. Os fast-foods tendem a ser pobre em ferro, cálcio, riboflavina e vitamina A e poucos deles são boas fontes de ácido fólico. O teor de vitamina C destes alimentos é pequeno, a menos que se consuma fruta ou suco de fruta. Apesar da maioria dos locais oferecer uma seleção de alimentos saudáveis, a maioria dos itens alimentares fornece mais de 50% de suas calorias provenientes de lipídios( gorduras).A televisão e as revistas provavelmente têm uma influência maior sobre os hábitos alimentares dos adolescentes que qualquer outra forma de mídia de massa. Estima-se que, na época em que a criança atinge os anos de adolescência, ela já tenha assistido 100.000 comerciais de alimentos, a maioria deles produtos de alta concentração de gordura e carboidratos simples. Mais de 65% dos anúncios de alimentos promovem bebidas( primariamente álcool) e doces ( Neumark-Sztainer e French, 2002 Apud Krause 2005)O maior consumo de fast-foods e o estilo de vida sedentários estão ligados a obesidade crescente . Os adultos com sobrepeso estão em maior risco de muitas doenças agudas e crônicas inclusive hipertensão, dislipidemias, doença cardíaca coronária, doença da vesícula biliar, alguns tipos de câncer e artrite.


Fonte: Krause, 2005


Agora veremos outro ponto, já reparou no Xis, cachorro-quente de barraquinha??Eu já!!! E observei que a mesma mão que corta o pão, recheia, tempera, etç..Recebe o $$$, pega no lixo ( quando existe lixeira), passa mão no cabelo, etç..E não existe torneira para lavar as mãos!! Dai as bactérias, viroses...Fazem a festa!!Caso for degustar um observe quem prepara e as condições de higiene do local!



Nenhum comentário: