quinta-feira, 24 de julho de 2008

VITAMINA A




O QUE É VITAMINA A
A vitamina A é um micronutriente que pode ser encontrado no leite materno, em alimentos de origem animal (leite integral, fígado), frutas e legumes de cor amarelo-alaranjada (manga, mamão, cenoura, abóbora), verduras verde-escuras (caruru, bertalha, couve), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê, pequi), que possuem substâncias transformadas em vitamina A no organismo humano.


Quem precisa de vitamina A?


Todas as pessoas necessitam de vitamina A para proteger sua saúde e visão. Porém, alguns grupos populacionais, pelas características da fase da vida em que se encontram, necessitam de atenção especial, porque são mais vulneráveis à deficiência de vitamina A: Mulheres que amamentam (puérperas) necessitam de mais vitamina A para manter a sua saúde e também para garantir que o leite materno tenha conteúdo adequado do nutriente para atender às necessidades do bebê; Crianças que passam a receber outros alimentos, além do leite materno, a partir do 6º mês, precisam de quantidades adequadas da vitamina, pois ela é essencial para o crescimento e o desenvolvimento saudáveis.

A vitamina A A ajuda a proteger nossa saúde e visão de diversas maneiras:


Reduz a gravidade das infecções: a vitamina A ajuda a diminuir a gravidade de muitas infecções, tais como diarréia e infecções respiratórias, possibilitando recuperação mais rápida; Aumenta as chances de sobrevivência: crianças que recebem a vitamina A têm maior probabilidade de sobreviver a uma infecção;
Crescimento: a vitamina A é necessária para o processo de crescimento, especialmente, para as crianças, que crescem rapidamente;
Visão e olhos: a vitamina A é vital para o bom funcionamento dos olhos. A parte
transparente do olho, a córnea, através da qual vemos, é protegida pela vitamina A. A falta dessa vitamina pode gerar dificuldades de se enxergar em lugares com luz fraca, causar alterações oculares, levando até mesmo à cegueira total.

O que é a deficiência de vitamina A

O corpo não pode fabricar vitamina A. Portanto, toda a vitamina A de que necessitamos deve provir dos alimentos. O corpo pode armazenar vitamina A no fígado, garantindo uma reserva do micronutriente, que vai sendo utilizada na medida de sua necessidade. Se essa reserva está reduzida e não ingerimos alimentos que contêm vitamina A suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais do nosso corpo, ocorre a deficiência de vitamina A. Alguns fatores merecem investigação, pois podem evidenciar a deficiência da vitamina:
Criança ou gestante com dificuldade para enxergar à noite (cegueira noturna);
Presença de alguma alteração ocular sugestiva de xeroftalmia (ressecamento do olho); corrência freqüente de diarréia e infecção respiratória; Crianças com desnutrição energético-proteica.
Ex:
XEROSE, MANCHA DE BITOT E CERATOMALÁCIA

O que são os suplementos de vitamina A

Se crianças e mulheres no pós-parto não conseguem ter, por qualquer motivo, alimentação que atenda às necessidades do organismo, elas devem receber vitamina A por meio de suplementação medicamentosa, contendo altas concentrações da vitamina, denominada suplemento ou megadose de vitamina A.
A composição da megadose de vitamina A é: vitamina A na forma líquida, diluída em óleo de soja e acrescida de vitamina E, na dosagem de 100.000 UI e 200.000 UI. A megadose é acondicionada em frascos, contendo cada um 100 cápsulas gelatinosas moles. As cápsulas apresentam cores diferentes, de acordo com a concentração de vitamina A.


COMO GUARDAR OS SUPLEMENTOS DE VITAMINA A


Os suplementos de vitamina A são mais estáveis que as vacinas. Contudo, a exposição à luz do sol e à claridade estragam a vitamina. Para manter sua qualidade e eficácia, alguns cuidados devem ser observados no seu armazenamento:
Não deve ficar exposta à luz do sol;
Deve ser mantida em local fresco e arejado;
Não deve ser congelada (os suplementos de vitamina A não devem ser guardados em refrigerador).
Nessas condições, as cápsulas podem durar até 2 anos. Depois de aberto o frasco, as cápsulas têm duração de 1 ano, se acondicionadas de forma correta.

Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica

Vitamina A Mais Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A
Condutas Gerais

Nenhum comentário: