terça-feira, 5 de agosto de 2008

Métodos questionáveis para a redução de peso do peso corporal



São muitos os interesses econômicos que giram em torno do emagrecimento já que constituem grandes soma de dinheiro supostamente colocadas a serviço da saúde.
Em geral promovem-se sugestões ou conselhos que vão desde o aceitável até o absurdo ou mágico, que, sem duvida, exercem uma grande pressão social, já que, muitas vezes, são risco importante para saúde e uma grande perda de dinheiro e tempo.
Podem ser chamadas de modas dietéticas porque são práticas alimentares populares e temporárias, que carecem de um fundamento cientifico e que se caracterizam por promover resultados rápidos e atraentes.
É importante conhecer as mais comuns, tanto suas características como seus perigos....
Os exemplos das modas dietéticas são numerosos; vou limitar a recordar e resumir as mais importantes dos últimos tempos. Todas prometem resolver de forma total e definitiva o problema da obesidade.

Dieta rica em proteínas e pobre e carboidratos

É conhecida sob vários nomes ( como dieta revolucionária do Dr. Atkins) e proclama a perda de peso devido à ação dinâmica especifica das proteínas e para o efeito anoréxico que aparece na Cetose.
Perigos. É carente em fibras e em algumas vitaminas e minerais. Grande parte das calorias provém das gorduras, especialmente saturadas; é rica em colesterol e purinas. As acetona, produtos do metabolismo das gorduras, originam, em quantidades excessivas, náuseas, anorexia, fadiga e apatia.
As proteínas produzem muitos resíduos nitrogenados, que devem ser eliminados por via renal, gerando sobrecarga e risco de hipericemia.
“ Não produz nenhuma mudança favorável na conduta alimentar”
As opiniões autorizadas de organizações responsáveis, como a Associação Americana de Dietistas, condenaram-na oficialmente por considerar essas dietas restritas em carboidratos potencialmente perigosas para a saúde, por elevar o colesterol e o ácido úrico.

Dietas de um só alimento

Há numerosas dietas que enfatizam o consumo de um único alimento ou grupos de alimentos ( dieta do sorvete, dieta do limão, dieta da toronja, etç.) e que proclamam que esses tem propriedades capazes de aumentar o metabolismo.
Contudo, não se demonstrou que nenhum alimento ou nutriente por si mesmo tenha a capacidade de produzir perda de peso.
A efetividade dessas dietas radicais na restrição da variedade, como o que se reduz o consumo calórico total.
Perigos. São indesejáveis porque são incompletas ( faltam muiitos nutrientes); além disso, não promovem nenhuma mudança na conduta alimentar.
Dieta das proteínas líquidas

Promovida pelo Dr. Linn, que propôs emagrecer por meio de um hidrolisado de colágeno obtido originalmente dos chifres, pés e couro dos bovinos.
Essa dieta também chamada de dieta da ultima chance. Em um trabalho publicado no New England Jurnal of Medicine, contabilizaram-se 15 mortes súbitas atribuíveis a essa dieta, apenas nos EUA.
Nem preciso citar os perigos!

Dieta medica de Scarsdale

Idealizada pelo Dr. Tarnower, diretor do centro medico de mesmo nome, propõe o emagrecimento rápido ( 10Kg em 2 semanas), alternando 14 dias de dieta, combinados de liberdade dietética, que, na realidade, também é limitada.
Embora não crie perigos, o maior inconveniente está, por um lado, em que promove a utilização de alimentos caros e sofisticados que, em muitos casos, não se ajustam a nossos hábitos alimentares, e, por outro lado, em que tão pouco tempo a conduta alimentar não pode mudar.

A fibra emagrecedora

A moda dietética, nos últimos anos, teve seu centro de atração no uso de fibras em diferentes formas de preparo: cápsulas, pó, selos, etç.; como elemento útil e fundamental para emagrecer.
A descoberta do valor de saciedade que proporciona a fibra, ao permanecer muito tempo no estômago e retardar seu esvaziamento, é o argumento serio que se usou na promoção de algumas delas. Todas são propagandeadas como fibras naturais; algumas delas provêm da goma guar (galactomanano do endosperma de leguminosas); em outras, não se especifica sua origem.
Embora não existam efeitos secundários descritos até o momento, é preciso levar em conta que o emprego de fibras não deve deixar de lado a ingestão de uma alimentação adequada tanto na restrição calórica como no conteúdo de nutrientes, já que não a substitui de modo algum. Alem disso, deve-se ter presente que mesmo efeito satisfatório pode ser conseguido a apartir da inclusão de porções generosas de hortaliças de folhas cruas, que, por sua vez, proporcionam uma cota de vitaminas e minerais, sem significar um gasto econômico extra, o que ocorre com produtos dietéticos especiais.

Dietas formuladas

No mercado atual, também abundam outros produtos (pós, refrescos, fórmulas para reconstituir, bolachas, chocolates em barra, sopas, etç.),de venda livre e que são oferecidos como substitutos de comidas. Esses merecem a mesma análise realizada nas anteriores.

Programas comerciais

Outro método em vigência para emagrecer é mediante programas oferecidos para a perda de peso, que prometem perdas rápidas com dietas de 800 a 1.000 Kcal e com controle de peso muito freqüentes.
Outros oferecem comidas em vidros e, no melhor dos casos, aulas sobre nutrição e modificação de hábitos alimentares.
São programas efetivos para a perda de peso, mas não para a manutenção de peso a longo prazo.
Para uma dieta segura procure um profissional nutricionista!!!!!

Um comentário:

Dieta de scarsdale disse...

É de facto uma boa dieta a dieta de scarsdale e se seguirmos à risca iremos obter bons resultados.
Eu em cerca de 2 semanas perdi 8kg e sinto-me muito bem.

Obrigada