sábado, 4 de outubro de 2008

Tudo que você sempre quis saber sobre vitaminas, mas tem vergonha de perguntar...Parte III



Fatores e grupos de risco nutricional

Existem hábitos ou fases específicas da vida em que o suplemento de vitaminas seja especialmente importante?

Sim. Os adolescentes, idosos e pessoas que obedecem a um regime normalmente têm hábitos alimentares inadequados. As grávidas e lactantes, os fumantes e as mulheres que tomam pílula tendem a necessitar de mais vitaminas. Por isso, muitos médicos recomendam a adição de vitaminas e minerais como garantia contra essas deficiências.

Quais as vitaminas que as grávidas e lactantes necessitam?

Em virtude das exigências do feto ou do bebê, o organismo tem suas necessidades aumentadas de vitaminas A, C, B1, B6, B12, ácido fólico, e dos minerais ferro e cálcio.

Os regimes para perder peso fornecem vitaminas suficientes?

É muito difícil criar uma dieta de regime adequado. A maioria dos especialistas em nutrição concorda que uma dieta com até 1600 calorias dificilmente pode conter o suficiente em vitaminas. Além disso, muitos dos regimes em moda nem sequer se preocupam com isso, sendo muito mais improvável que contenham as vitaminas necessárias. Nesses casos, é recomendável tomar um suplemento, principalmente quando se tratar de regime prolongado.

Porque é que os idosos têm mais dificuldade em obter vitaminas suficientes?

Os idosos normalmente tendem a ter menos apetite e comer pouco. Existem também outros factores que levam a hábitos alimentares desequilibrados, como problemas dentários, falta de dinheiro, ou solidão, com o consequente desinteresse em preparar uma boa refeição. Com a idade, diminui a capacidade do intestino de absorver vitaminas. Para manter o bom estado geral, é importante consumir alimentos enriquecidos com vitaminas ou usar suplementos.

As pílulas anti-concepcionais aumentam as necessidades de vitaminas?

Sabe-se que o estrógeno contido nas pílulas pode afectar o nível de vitaminas, particularmente da B6. Nesse caso, torna-se necessária um suplemento dessa vitamina e do ácido fólico.

Os remédios podem afectar as necessidades de vitaminas?

Sim. Alguns remédios, tomados regularmente, podem provocar um desequilíbrio, afectando a capacidade do organismo de absorver, utilizar, armazenar e excretar vitaminas, como certos antibióticos (afectam as necessidades de B2 e C), anticoncepcionais orais (B6 e ácido fólico), tranquilizantes (B2), analgésicos (ácido fólico e C) e diuréticos (ácido fólico).

A preparação dos alimentos destrói as vitaminas?

Como as vitaminas são sensíveis ao calor, humidade, ar e luz, podem ser destruídas durante o processamento. A maior parte das perdas é provocada pelo calor (fervura, pasteurização, esterilização), bem como nos processos de enlatamento e congelamento, pois mesmo os alimentos congelados são primeiro escaldados, afim de destruir as enzimas e os microorganismos. No caso da vitamina C, tanto com a cozedura tradicional, como num forno de micro-ondas, ocorre uma perda grave. Além disso, manter um prato pronto aquecido por muitas horas pode provocar perdas adicionais de até 75%.

Dizem que destruímos as vitaminas inadvertidamente, na preparação dos alimentos. Como podemos evitar isso?

Como as vitaminas são sensíveis ao calor, ar, humidade e luz, em qualquer lugar em que se prepare os alimentos ocorrerão perdas. Para evitar isso, recomenda-se não cozinhar com muita água, nem ferver ou cozinhar demais os alimentos; cortar em pedaços irregulares, utilizar o mínimo de água e reaproveitar a água em que os legumes foram cozidos (para uma sopa, por exemplo), além de manter os pratos aquecidos pelo menor tempo possível.

Pessoas com stress precisam de suplementos?

Não, se o caso for de stress puramente emocional. Porém, doentes sob forte stress físico, como no caso de infecção aguda, grandes queimaduras da pele ou em recuperação de grande cirurgia podem necessitar de suplemento, particularmente da vitamina C.

Em quanto tempo os alimentos armazenados perdem o seu teor de vitaminas?

Isso depende muito do tipo de alimento, do tempo e das condições de armazenamento. As batatas, por exemplo, podem perder até 1/3 do seu teor de vitamina C quando armazenadas em condições normais durante apenas três meses. Recomenda-se consumir os alimentos enquanto estiverem frescos.

Os fumantes necessitam realmente de vitamina C?


Sim. Os fumantes “queimam” as suas reservas de vitamina C mais rapidamente. Na verdade, os estudos demonstram que as pessoas que fumam pelo menos 20 cigarros por dia precisam 40% mais dessa vitamina do que os não fumantes.

As mulheres necessitam realmente de vitamina C?

A gravidez e a amamentação aumentam as suas necessidades nutricionais; as pílulas anti-concepcionais podem afectar o equilíbrio de algumas vitaminas e, finalmente, na fase pré-menstrual podem apresentar sintomas causados por um baixo nível vitamínico.

Os adolescentes precisam de mais vitaminas do que os adultos?

Os adolescentes em fase de crescimento tem as suas necessidades metabólicas aumentadas, tanto em calorias, como em alguns micro-nutrientes essenciais. Os riscos nutricionais durante a adolescência geralmente estão relacionados com os hábitos alimentares, cujos principais factores são: as sanduíches, a alimentação irregular e as dietas.

Nenhum comentário: