segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Tudo que você sempre quis saber sobre vitaminas, mas tem vergonha de perguntar...Parte IV


Vitamina C – Perguntas e Respostas

O que é a vitamina C?

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma de entre as 13 vitaminas que são substâncias essenciais para a saúde. Na natureza, a vitamina C é produzida pela conversão da glicose das frutas e vegetais. A maior parte dos animais é capaz de produzir vitamina C no seu próprio organismo, porém o homem depende de fontes alimentares externas. A vitamina C actua virtualmente em todos os sistemas do organismo para manter o bom estado geral.

O que faz a vitamina C?

· Previne e cura o escorbuto. · Auxilia a atividade das células brancas, que envolvem e destroem as bactérias, além de ajudar o sistema de defesa do organismo. · Aumenta a absorção do ferro dos vegetais e cereais. O ferro é essencial para a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam o oxigênio do organismo para os tecidos. · No trato gastrointestinal, bloqueia a formação das nitrosaminas indutoras de cancro. Essas nitrosaminas são formadas pela combinação de nitritos com aminas, sendo que os nitritos estão presentes nos alimentos, especialmente nos industrializados, ou resultam da transformação dos nitratos das verduras e água potável, dentro do estômago. · É essencial também para a formação do colágeno, as fibras proteícas que, ao se agregarem, formam os tecidos ligantes que dão a força de sustentação para as principais estruturas do corpo humano. · Ajuda a prevenir gripes e constipações e também no tratamento destas, reduzindo a gravidade e a duração dos sintomas. · Actua como antioxidante, protegendo as células e os tecidos contra os produtos nocivos das reacções bioquímicas que envolvem o oxigénio.

Quando necessitamos de doses maiores de vitamina C?

A utilização de suplementos pode ser necessária em estados de stress físico, durante a gravidez e aleitamento, nos casos de inflamações e infecções, queimaduras, cirurgias e diarreias. Além disso, os fumantes e idosos também parecem ter uma necessidade maior de vitamina C.

Quais são as principais fontes de vitamina C na natureza?

São particularmente ricos em vitamina C os citrinos, além do morango, manga, papaia, kiwi, couve-flor, brócolos, couve-lombardo, espinafres, batata e tomate.
O teor de vitamina C nas frutas e vegetais pode variar?
Sim, bastante, dependendo de diversos factores, como clima e solo, qualidade e método de colheita, transporte e armazenamento. As batatas, por exemplo, perdem cerca de 15% do seu teor de Vitamina C por mês, quando armazenadas à temperatura ambiente e a couve-lombarda perde quase todo o seu teor apenas em alguns dias.

A deficiência de vitamina C pode passar despercebida?

É possível. A deficiência de vitamina C manifesta-se lenta e progressivamente, sendo que nos estágios iniciais não existem sintomas claros. Isso é denominado cientificamente como deficiência subclínica ou marginal. Em seguida, podem ocorrer fadiga, letargia, sensibilidade a infecções, demora na cicatrização de ferimentos, etc.

É verdade que a vitamina C destrói o teor de vitamina B12 dos alimentos?

Não. Diversos estudos científicos independentes chegaram à conclusão de que essa opinião resultou de métodos analíticos incorrectos.

Grávidas e mulheres a amamentar necessitam de suplemento de vitamina C?

Em virtude das necessidades extras devido às exigências do feto ou do bebê que mama, as necessidades nutricionais das grávidas e mulheres a amamentar são aumentadas.

A vitamina C oferece riscos de sobredosagem?

As vitaminas hidrossolúveis, como a C, mesmo em altas doses não apresentam qualquer problema, e o excesso é excretado pela urina.

A adição regular de Vitamina C pode provocar cálculo renal?

Experimentos científicos extensivos com uma adição diária de vários gramas de Vitamina C demonstraram que não ocorre aumento desse risco. Entretanto, os indivíduos que já apresentam cálculo renal de oxalato não devem exceder a dose diária recomendada. Além disso, pacientes com insuficiência renal não devem tomar suplemento de Vitamina C.

Pessoas com stress precisam de suplemento de Vitamina C?

A adição de Vitaminas, em especial da C, é recomendada para pessoas sob grande stress físico, como em casos de infecção agudas, queimaduras extensas da pele ou pessoas em recuperação de grandes cirurgias.

A adição de Vitamina C pode ajudar pessoas com deficiência de ferro?

Sim. A deficiência de ferro no organismo é provocado não só por um consumo insuficiente, como também por falha na absorção desse mineral a partir de alimentos. Quando se ingerem alimentos ricos em Vitamina C ou um suplemento, junto com as refeições, a absorção do ferro das fontes vegetais é aumentada em até 10 vezes.

A Vitamina C pode baixar o nível de colesterol no sangue?

Os resultados encontrados são controversos. Muitos estudos científicos concordam que o nível pode ser reduzido com um suplemento diário de 1 g, no caso de indivíduos com nível de colesterol modestamente elevado. Entretanto, ainda não se chegou a um resultado final sobre o assunto.

Existe diferença entre a Vitamina C natural e a sintética?

Não. Ambas possuem estruturas químicas idênticas.

Quais os benefícios da Vitamina C em gripes e constipações?

Ajudar a prevenir para fortalecer as defesas naturais do organismo. Além disso contribui para reduzir a duração e severidade dos sintomas.

Como podemos minimizar as perdas de Vitamina C durante a preparação dos alimentos?

Pode evitar essa perda de forma simples:

1 – Compre apenas verduras frescas.

2 – Evite guardá-las por muito tempo.

3 – Não corte em pedaços muito pequenos.

4 – Cozinhe com o mínimo de água, durante o menor tempo possível, numa panela com tampa.

5 – Sirva imediatamente após a cozimento.

6 – Se possível, evite re-aquecer.

7. Sirva o suco após o preparo.

Nenhum comentário: