quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Nutrição Infantil



Como saber qual seio dar primeiro?

O importante é que os dois seios sejam esvaziados até o fim, pois o leite do começo da mamada, mais acizentado e aguado, é rico em proteína, lactose, vitaminas, minerais e água. O leite do final, mais branco, contém mais gordura, o que o torna mais energético. A criança precisa de todos os nutrientes, por isso, se ela parar de mamar antes de esvaziar o segundo seio, na próxima mamada comece por ele e só depois vá para o primeiro. Se ela mamou somente o primeiro até esvaziar, da próxima vez, comece pelo segundo. É importante que ela mame os dois leites: o do começo e o do fim da mamada.

Qual a diferença do colostro e do leite maduro?
O colostro é o primeiro leite que a mãe produz depois do parto. Possui mais anticorpos e células brancas do que o leite maduro, que irão imunizar o bebê contra grande número de microorganismos patogênicos. Ele também estimula o desenvolvimento do intestino da criança. Além disso, tem propriedades laxativas, ajudando na eliminação das primeiras fezes muito escuras, conhecidas como mecônio. O colostro é amarelo e mais grosso do que o leite maduro. Apesar de sair em pequenas quantidades, é suficiente para alimentar o bebê. Já o leite maduro é aquele que começa a ser produzido depois de uma ou duas semanas de amamentação. É mais ralo que o colostro e tem uma aparência aguada, o que faz muitas mães pensarem que seu leite é fraco. Mas é aí que elas se enganam: o leite maduro é rico em nutrientes e suficiente para alimentar o bebê até os 6 meses.

Quais os benefícios do leite materno para a criança e para a mãe?

Muitos. A criança que mama corre menos riscos de adoecer, pois o leite materno, estéril e isento de bactérias, possui agentes imunológicos que são passados da mãe para o bebê, protegendo-o de doenças (como a anemia) e diarréias. O leite materno é indispensável, pois somente ele possui uma potente e completa carga de nutrientes, suficientes para alimentar a criança durante os seis primeiros meses de vida, garantindo seu crescimento forte e saudável. Também fortalece a musculatura da boca e da face, prevenindo problemas futuros de fala e da formação dos dentes. O contato físico de carinho que se estabelece entre mãe e filho também é importante, pois desenvolve o lado emocional da criança, diminuindo as chances de ela ficar doente e colaborando para que ela se torne um adulto mais tranqüilo e sociável. Além disso, tal contato estreita os laços entre mãe e filho. Para a mãe, os benefícios também são valiosos. Já está provado que amamentar diminui a incidência de câncer de mama e ajuda a mulher a voltar mais rapidamente ao seu peso normal, pois ela gasta cerca de 900 calorias para cada litro de leite produzido (são cerca de 800 ml a 1,2 l por dia).

Nenhum comentário: