domingo, 25 de janeiro de 2009

Quais os cuidados básicos na preparação dos alimentos em casa?


Um conceito básico, mas fundamental no cuidado com a preparação dos alimentos, é manter a higiene e a limpeza dos mesmos, do manipulador de alimentos e do ambiente no qual serão feitas as preparações.
Primeiramente, antes de manipular os alimentos, e durante a preparação, deve-se lavar as mãos. Os equipamentos, superfícies e utensílios a serem utilizados também devem ser corretamente higienizados.
Alimentos crus, principalmente carnes e peixes, devem ficar separados dos cozidos, assim como os utensílios utilizados para o manuseio. Isto é um ponto importante para evitar a contaminação cruzada. Durante o cozimento, os alimentos devem atingir uma temperatura de no mínimo 70ºC para garantir a ausência de microorganismos perigosos à saúde. Para peças grandes de carne ou aves inteiras, atentar para que seu centro também atinja a temperatura adequada. Sopas e caldos devem ferver pelo tempo mínimo de um minuto antes de ser consumidos e ao reaquecer os alimentos é necessário assegurar-se de que todas as partes recebam calor por igual.
Depois de prontos, os alimentos não devem permanecer em temperatura ambiente por mais do que duas horas. O armazenamento na geladeira pode durar até cinco dias, ou menos dependendo das características do alimento, sob temperatura ideal de 4ºC. É importante que os alimentos sigam a seguinte disposição na geladeira, visando à não-contaminação de uma preparação para outra: na prateleira inferior ficam os alimentos crus; na superior, os alimentos cozidos e prontos para o consumo e nas prateleiras intermediárias, armazenar os alimentos semi-prontos.
Quanto à etapa de descongelamento: os alimentos não devem descongelar à temperatura ambiente. Existem três maneiras para este processo: sob refrigeração; em água abaixo dos 21ºC por até quatro horas ou no forno de microondas, quando o alimento for submetido à cocção imediatamente após o descongelamento.
Vale lembrar que a água utilizada nas preparações deve ser filtrada ou fervida. Os vegetais, legumes e frutas que são consumidos com a casca devem ser higienizados com água sanitária própria para este fim, obedecendo a diluição de 10 ml ou 1 colher de sopa rasa para 1 litro de água, ou com hipoclorito de sódio, seguindo as instruções do fabricante.

Bibliografia (s)

Brasil. Secretaria Municipal da Saúde. Portaria CVS-6/99, de 10.03.99. Disponível em: http://www.bioqualitas.com.br/arquivos/legislacao/CVS6-99.pdf. Acessado em: 07/01/2009.Brasil. Secretaria Municipal da Saúde. Portaria 1.210/06/SMS.G de 03/08/2006. Disponível em: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_saude/alimentos/0018. Acessado em: 07/01/2009.Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Dicas de alimentação. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/alimentos_festas/temperaturas_seguras.htm. Acessado em: 07/01/2009.

Nenhum comentário: