sábado, 11 de julho de 2009

Aqueça o coração


Pessoas com predisposição para problemas cardíacos devem tomar mais cuidado durante os meses de inverno

Todo gaúcho sabe que o inverno pode trazer vários problemas de saúde, como gripes, resfriados e até dores nas articulações. A novidade para muitos é que as temperaturas baixas também interferem no bom funcionamento do coração. Com o frio, o corpo inteiro se retrai, inclusive as artérias. Isso aumenta a pressão sanguínea e o risco de problemas cardíacos, como infarto do miocárdio.– A mudança no calibre das artérias faz com que o sangue circule menos até mesmo no coração. Isso causa grandes prejuízos, provocando o aparecimento de isquemia no coração, que é a falta de circulação nas artérias coronárias, e dor anginosa (um tipo de dor no peito) – explica o cardiologista Leopoldo Piegas, do Serviço de Emergência Coronariana do Hospital do Coração, em São Paulo.Uma outra consequência grave é que placas de gordura depositadas nas artérias que irrigam o coração podem se romper com a constrição das vias sanguíneas. Quando isso ocorre, o organismo tenta reparar o erro. Nessa tentativa, pode formar coágulos, o que leva a um infarto do miocárdio.– O frio atinge apenas quem tem alguma predisposição. Os demais não precisam se preocupar com isso. Mas vale ressaltar que muita gente não sabe que tem o problema e corre riscos – diz o cirurgião cardíaco Eduardo Keller Saadi.Especialistas dão algumas dicas importantes. A primeira é consultar um médico. A partir daí, o quadro clínico será avaliado com precisão. Quando necessário, terá início um tratamento preventivo, que inclui controle do colesterol, da pressão arterial e da alimentação, além de exercícios físicos e medicamentos.Para o dia a dia da estação, a solução é atentar para nunca passar frio. Cuidado especial deve ser tomado com mudanças bruscas de temperatura, que funcionam como gatilho para alterações cardíacas. Sair de um carro aquecido e logo em seguida caminhar pela rua, por exemplo, deve ser uma prática evitada. Quando imprescindível, é bom aguardar para fazer a adaptação: baixe o vidro e espere o corpo se habituar com a temperatura externa antes de sair do carro. Tomar bebidas quentes ajuda a amenizar o desconforto, mas não há indicativos científicos mostrando que chá, chimarrão e café ajudam na boa saúde cardiovascular em meses frios

Para se proteger
> Tenha cuidado principalmente ao circular por ambientes com muita diferença de temperatura. Antes de mudar de local, espere um pouco para o corpo se acostumar e evite complicações. É o caso de salas com lareira, onde há grande concentração de calor.
> Exercícios físicos são bem recomendados. As atividades devem ser feitas sempre sob a orientação de um profissional. Cuidado: temperaturas baixas aumentam o risco de lesões musculares.
> Agasalhar-se é fundamental. Não saia de casa sem se informar sobre a temperatura para não ser pego desprevenido ao longo do dia.

Momentos de maior risco
> Alterações cardíacas, como isquemia, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio, concentram-se em alguns momentos específicos. Durante o dia, o horário em que mais ocorrem é das 7h às 9h. Ao longo da semana, o dia de maior incidência é a segunda-feira.
> Nos dois casos, o provável é que, após um tempo de descanso, o corpo enfrente alguma dificuldade para responder ao início de atividades estressantes.

> Na comparação entre as estações do ano, o inverno é a que concentra a maior parte dos problemas cardíacos. Nesse caso, a culpa é do frio.

Fonte: Caderno Vida da Zero Hora

Nenhum comentário: