sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ÁGUA

Uma dieta balanceada deve fornecer um aporte adequado de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Esses nutrientes são essenciais ao nosso corpo, mas há um outro nutriente essencial que costuma ser esquecido, a á gua.Nosso corpo é constituído de aproximadamente 70% de água. Podemos sobreviver semanas sem comida, mas sobrevivemos poucos dias sem água. Depois do oxigênio, a água é o elemento mais importante para a vida. Várias reações químicas dependem da água, pois o sangue é constituído de 90% de água e realiza o transporte de nutrientes de todo o metabolismo.
Absorve-se o líquido em todo o trajeto do aparelho digestivo, desde o estômago até o reto. Estima-se um consumo de 500 ml de água apenas no intestino. Lubrificante das fezes auxilia a motilidade intestinal, hidratando as fibras consumidas na dieta e facilitando a evacuação. Auxilia nos casos em que há tendência a retenção hídrica, eliminando toxinas através dos rins, que são os filtros do corpo. Ajuda a regular a temperatura corporal, por isso, ao contrário do que se pensa, no inverno precisamos dela, pois o corpo sofre grandes alterações de temperatura.
A pele, considerado o maior órgão do corpo humano, necessita de 350 ml para realizar as trocas com o ambiente externo. No inverno, vivemos expostos a aquecedores, estufas, ar-condicionado, vento gelado, muita umidade no ar, entre outros. Para manter a pele hidratada e com vitalidade, a água é fundamental. Serve como veículo de substâncias renovadoras e reparadoras dos tecidos. Muitas vezes pensamos que estamos com fome e na realidade o que sentimos é sede, portanto um copo d’água pode ajudar na hora daquela fome sem explicação.
Dicas de consumo
- Beber água com limão espremido
- Deixar uma garrafa sempre à disposição para não se esquecer de beber água.
- Tomar o primeiro copo d’água em jejum.
- Antes de beliscar tome um copo d’água.
- Leve consigo uma garrafinha.
- Mantenha a água ao seu alcance, estando sempre à sua disposição e vinculada às atividades que desempenha a maior parte do tempo. Isso pode ajudar a formar o hábito.

2 comentários:

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Aí, aí!! Adivinha com que meu copo está cheio?!! Água?! Nãooo!!!! hahaha Está cheio da marfada coca!! hehe
Só consigo tomar água quando estou com muita sede!! Preciso melhorar isso...

Excelente post, como sempre!

Beijos!

Anônimo disse...

Ana paula és mesmo convencida, mulher!!!lol