segunda-feira, 3 de maio de 2010

O que é granola? Quem inventou?


A granola é um composto de cinco cereais torrados - aveia, trigo, gérmen de trigo e centeio, semente de linhaça e frutas, como uvas passas, e castanhas. Bom, essa é a receita atual, mas a granola nem sempre foi assim. Em mais de um século, a lista de ingredientes desse alimento matinal já mudou bastante. Tudo começou por volta de 1830, quando o americano William Sylvester Graham, defensor ferrenho do vegetarianismo, inventou a farinha integral, um preparado feito apenas de cereais moídos, sem nenhum aditivo. Três décadas depois, em 1863, o sanitarista James Jackson assou a tal farinha integral, criando um farelo que ele batizou de "granula".
A história se complicou em 1870, quando um outro sanitarista, o americano John Harvey Kellogg, criou uma mistura de grãos de aveia, trigo e milho assados para servir a seus pacientes. Ele também chamou a gororoba de "granula". Mas Jackson tascou-lhe um processo e Kellogg teve de modificar o nome da invenção: nascia aí o nome "granola", patenteado ainda no século 19. O mais maluco é que a invenção não pegou na época e acabou meio esquecida.
O próprio Kellogg desencanou de promovê-la porque ficou rico ao inventar uma pasta de milho - o Corn Flakes - logo depois. Mas nos anos 1960, a granola caiu nas graças do movimento hippie, que passou a exaltar suas qualidades nutricionais. Nas décadas seguintes, ela ganhou fama além do cardápio das "sociedades alternativas" e invadiu as mesas do mundo.
Serve para quê?
Ela leva vantagem sobre outros cereais matinais, porque tem maior variedade de grãos. Hoje em dia o ritmo de vida é tão atribulado que o corpo acaba cedendo diante do stress, má alimentação e sedentarismo. Alguns suplementos acabam tornando-se saídas mágicas.É o caso da granola: que serve como suplemento alimentar natural, gostoso e barato. Ela é a reunião de cereais importantes ao equilíbrio do metabolismo do ser humano e portanto fonte rica de minerais, fibras e vitaminas A, B e C, proteínas e ferro. Atua sobre o intestino, melhorando a flora intestinal e auxiliando na prisão de ventre. Faz uma excelente parceria com iogurte, leite e frutas.
INGREDIENTES:
3 copos de flocos integrais de aveia
1 copo de açúcar mascavo
1/2 copo de gérmen de trigo
100 g de coco ralado
½ copo de semente de linhaça
1 colher de chá de sal
1 copo de passas
1 copo de fruta seca , castanha
1/2 copo de água morna com
2 colheres de sopa de mel
1/2 copo de óleo

MODO DE PREPARO:
Misture numa vasilha grande todos os ingredientes secos, com exceção do sal, as passas e a fruta seca aos bocadinhos. A parte junte os ingredientes líquidos com o sal e misture aos ingredientes secos, mexendo muito bem, para umedecer. Se a mistura estiver um pouco seca pode-se acrescentar mais um pouco de óleo. Espalhe a mistura num tabuleiro grande, ou então, divida-a por várias vezes. Leve ao forno brando (200º graus) durante 15 a 20 minutos, mexendo cada 5 minutos. Até ficar dourado por igual. Retire do forno, deixe esfriar, acrescente as passas e a fruta seca.
Guarde em frascos ou latas bem tapadas



Fonte: http://www.granolauniao.com.br/

Um comentário:

Nós 4 disse...

Olá, td bem?
Trabalho na Ketchum, agencia que assessora a Support.
Queria mandar uma sugestão de post para vc. Vc poderia me mandar seu email, por favor?
O meu é anaflavia.lacchia@ketchum.com.br

Obrigada e abs,
Ana