sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Segundo pesquisa, café pode diminuir o risco de depressão


Uma pesquisa realizada recentemente aponta que o consumo de café com cafeína pode diminuir os riscos de depressão. O estudo foi desenvolvido pela Universidade de Harvard e publicado na Archives of Internal Medicine, uma das revistas JAMA/Archives.

Foram analisadas 50.739 mulheres ( enfermeiras) com uma média de idade de 63 anos. Em 1996, quando foi iniciado o estudo, elas não mostravam sinais de depressão. Durante os 10 anos em que foram acompanhadas, os pesquisadores mediram o consumo de cafeína através de questionários que mostravam com qual frequência produtos com a substância eram consumidos.

Ao final do estudo, 2.607 mulheres sofreram de depressão. Mulheres que consumiam de duas a três xícaras de café por dia apresentaram 15% menos chances de ter depressão em comparação as que bebiam uma xícara ou menos por semana. Aquelas que consumiam quatro ou mais tinham uma diminuição de 20% no risco. Não foi encontrada associação entre a ingestão de café descafeinado e o risco de depressão.

Os pesquisadores afirmam que o estudo “não pode provar que o café com ou sem cafeína reduz o risco de depressão, mas apenas sugere a possibilidade de um efeito protetor”.

Uma condição crônica, a depressão afeta duas vezes mais mulheres do que homens. Ainda segundo os autores da pesquisa, a identificação de fatores de risco para a depressão e o desenvolvimento de novas estratégias de prevenção são uma prioridade de saúde pública.

Fonte: IDMED

Nenhum comentário: