domingo, 8 de janeiro de 2012

Como saber se você está estressado?


Estresse todos temos. É parte integrante e essencial para a nossa sobrevivência. É só lembrar que nos tempos das cavernas, àquele sujeito que saía da caverna de forma descontraída, tipo “no stress”, era literalmente devorado pelas feras carnívoras.

Já àquele que sabia dos riscos inerentes a sua saída da caverna protetora, dava uma olhada, uma espiada, uma cheirada,até se convencer de que era seguro ir para o ar livre.

Extrapolando para os dias atuais, o nosso dia-a-dia, nosso trabalho, as contas pra pagar, a preocupação com os filhos, alimentação pobre em nutrientes, fumo, poluição, briga matrimonial, affiiii é muita coisa...

O estresse é portanto MULTIFATORIAL, ou seja, são vários fatores que afetam o equilíbrio do nosso organismo. Pode ser positivo, como tirar umas férias ou ganhar na loteria, como negativo: uma cirurgia; um assalto; desgastes no trabalho; problemas financeiros; entre outros. Claro que os fatores de estresse negativos e que perduram por muito tempo é que são os causadores da fadiga crônica, que é a falência das glândulas adrenais.

São as glândulas adrenais ou supra-renais as responsáveis pela secreção do cortisol, também conhecido como hormônio do estresse. Além de ser um poderoso antiinflamatório, o cortisol aumenta o nível de glicose no sangue e trabalha, junto com outro hormônio, a insulina, para que a glicose seja transportada mais rapidamente às células do corpo.

Mais energia é necessária quando o corpo está sob qualquer estresse e o cortisol é o hormônio que faz isso acontecer. Por isso temos de ter uma maior concentração de cortisol no sangue, logo pela manhã, com queda progressiva no decorrer do dia.

Na pessoa que está cronicamente estressada, o cortisol irá se manter em níveis altos quase todo o dia. E isto irá provocar, com o tempo, desequilíbrios no organismo e iniciando uma cascata de doenças:
  • Predisposição ao diabetes. Cortisol alto, como falamos, aumenta a glicose
  • Evolução para osteoporose, pois ele, o cortisol, abaixa o DHEA ( hormônio que aumenta a estrona, formadora de ossos saudáveis)
  • Reduz a imunidade, com aumento de infecções. É muito comum mulheres estressadas com infecção urinária de repetição, candidíase de repetição, piora dos sintomas alérgicos, etc
  • Aumento dos depósitos de gordura abdominal com risco maior de doenças cardiovasculares com o passar dos anos;bem como retenção de água e sódio como conseqüente hipertenção arterial associada.
O estressado crônico muito comumente é uma pessoa que:
  • Está acima do peso ou obesa
  • Com hipertensão arterial
  • Com retenção de líquidos( “inchada”)
  • Com “pré-diabetes” ou Diabetes já instalado
  • Baixa imunidade
Sinais e Sintomas de uma Pessoa Estressada:
  • Diminuição do rendimento, erros, distrações e faltas no trabalho.
  • Insatisfação e irritabilidade,
  • Indecisão, julgamentos errados, atrasados, precipitados, piora na organização, adiamento e atrasos de tarefas com perda de prazos.
  • Insônia, sono agitado e/ou pesadelos.
  • Falhas de concentração e memória.
  • Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga.
  • Cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer. Parece que o dia normal de trabalho não é mais suficiente para o que tem que ser feito.
  • Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas com sensação de monotonia.
Você tem mais de 50% dos itens acima? O sinal vermelho acendeu.

Procure ajuda. Seu organismo não vai consequir se equilibrar por muito tempo. Pode entrar "em curto-circuito". Saiba que existem profissionais capacitados para te auxiliar. Porém, tratando-se de ESTRESSE CRÔNICO, algumas coisas vão depender de você. Dr Ícaro em um de seus textos fala muito bem sobre o assunto: http://ligadasaude.blogspot.com/2011/07/falta-de-tempo-ou-falta-de-planejamento.html

Eu normalmente digo aos pacientes: Seu trabalho é meio de vida ou de morte? A escolha é sua e somente sua. Cabe ao médico indicar e ajudar na sua jornada. Abraços a todos e ótima semana.
Fonte: Saúde Vital

Um comentário:

Mara faturi disse...

Adorei o texto!
Eu ando meio estressada, precisando de férias, de mar, de brisa...por enqto vou ficando com suas dicas e lembrando da música ; 'Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo"...
Boa semana,
Bjo