quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Tapas




  Adorei o livro de receitas: 100 melhores e tradicionais Tapas, e resolvi dividir um pouco do que aprendi aqui....

Tapas sãos pequenas porções típicas da Espanha feitas para comer com as mãos são servidas em bares e cafés, a qualquer hora do dia. O preparo, o consumo e o divertimento que acompanham as tapas são parte da rotina espanhola. Não se assemelham aos hors d’oeuvre  francês nem tampouco ao mezze (refeição rápida) servido no mediterrâneo. Ao contrário do mezze, as tapas não substituem um almoço ou jantar; e também não valem o mesmo papel do hors d’ouevre, servidos como aperitivo antes de uma refeição.

“Tapas são uma obsessão nacional de variedades sem fim.”    
                                                                
Os espanhóis não conseguem comer sem beber alguma coisa. Quando for a Espanha, você vai notar que os frequentadores de bares estão sempre beliscando tapas de carne, frango, legumes ou fruto do mar enquanto bebem. Não interessa se é de manhã, na hora do almoço, no meio da tarde ou a noite, antes de voltar pra casa para o jantar. Os espanhóis mais velhos lembram, com saudade, da época em que uma porção de tapas bem simples – uma tigela de amêndoas, azeitonas, fatias de pão com algumas de oliva ou pedaço de linguiça- eram servidos de graça, como acompanhamento das bebidas. Infelizmente, este é um costume que não existe mais, mas cobrar pelas tapas parece não ter afetado em nada a sua popularidade.
Em espanhol, tapa significa tampa. A obsessão espanhola por essas pequenas porções começou há centenas de anos, quando o dono de uma estalagem anda-luza começou a usar uma fatia de pão para tampar os copos de vinhos e de xerez servidos aos cavaleiros viajantes, para espantar as moscas. Algum tempo depois, fatias de presunto e queijo foram adicionadas ao pão. Surgiram, assim, as tapas como conhecemos hoje de uma região árida no Sul da Espanha para se tornar uma obsessão nacional de variedades sem fim. E realmente, experimentar uma seleção de tapas é ter uma amostra da culinária espanhola e seus sabores pungentes.

“A Cultura das tapas é mais evidente em cidades grandes.”

Os bares de tapas são chamados tascas. São lugares bem democráticos onde barões do vinho, banqueiros e industriais  se misturam a trabalhadores rurais, estudantes, famílias e até a turistas. Ao contrário dos bares americanos e do pub inglês, a s tascas valorizam uma boa conversa mais do que um simples drinque. Tem uma atmosfera de convívio, hospitaleira, onde amigos e vizinhos se encontram para confraternizar e bater um bom papo, e não só para comer e beber. 

Alguns Tapas:

Azeitonas picantes marinadas,
Pimentas verdes fritas,
Cogumelos no alho,
Abobrinha frita com molho de pinoli,
Legumes aferventados,
Filé com alho e xerez,
Espetinho de cordeiro com limão,
Patê romano com anchovas,
Torradas de tomate seco com queijo de cabras...
E outras 91 receitas no livro que adoreiiiiiiii, fica a dica...

Fonte:
100 melhores Tradicionais Tapas .

Nenhum comentário: